sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A culpa é do preparador físico

Pode parecer oportunimo, mas o resultado após o apito final do mundial de clubes de 2011 já era esperado por um grande números de pessoas, não torcedores comuns, mas sim pessoas que conseguem visualizar que o futebol brasileiro está parado no tempo quando o assunto é organização tática e metodologia de treino e formação de jogadores. Final do jogo do dia 18/12/2011, vimos o Barça fazer o que sempre faz, momentos do jogo bem definidos, agressividade na marcação, compactação, pressão sobre o portador bola em todos os setores do campo, e quando retomam a posse o campo fica imenso. E vimos também o Santos tentar fazer o que faz aqui no Brasil, time sem compactação, jogadas ofensivas baseadas em um ou dois jogadores e nenhuma pressão na bola. O resultado de Barcelona 4x0 Santos é a total realidade da diferença entre o Brasil e a Espanha e outros países europeus. Mas porque?

Fonte www.flamengorj.com.br

O Brasil é o país que mais possui títulos mundiais em copas do mundo, somos a única seleção que esteve presente em todas as copas, somos o pais que mais exporta jogadores para o mundo todo, e ainda todos os anos temos jogadores brasileiros entre os melhores do mundo, nos últimos anos um pouco menos, mas quase sempre estão presentes. Todos estes fatores contribuiriam para que outros países evoluíssem em termos táticos e principalmente em termos metodológicos. Mas será que nosso futebol parou no tempo? Não, seguindo uma linha educacional nosso futebol andou junto com evolução de nossos professores, e na década de 80 um membro da comissão técnica ganha força, o preparador físico. Seguindo a evolução da fisiologia, e principalmente a fisiologia do exercício os componentes físico se tornaram a principal preocupação de muitos clubes no Brasil e no mundo. Tivemos a resistência aeróbia, corridas contínuas, treinos de força, intervalados o VO2max, limiares de lactato, plataformas de força, CK, ureia, TGO, GPSs, e....... Uma série de controles físico, que seguindo um modelo Russo até hoje ditam os rumos da periodização no Brasil. Está errados? Não, a preparação física evoluiu, muito, a medicina esportiva evoluiu muito, a nutrição evoluiu, bastante, a fisioterapia evoluiu, mas e os aspectos táticos? 

Para mim fica claro, todas essas áreas cresceram por que os profissionais destas áreas evoluíram, buscaram conhecimento, estudaram as necessidades dos jogadores, analisaram as especificidades de cada função, lesão e tipo de nutrição para determinado momento da competição e objetivo, mas e a parte tática. Tivemos por muito tempo, e ainda temos "profissionais" sem capacitação a frente de equipes, a frente de jovens jogadores que precisam de muita informação, e não apenas de gritos  de "vamo" e "vamo".

Mas então qual a saída? Muitos acham que devemos apagar nossa história, e começar do zero, sendo mais direto, alguns radicais querem colocar a culpa da irresponsabilidade e incompetência de treinadores e dirigentes amadores nos preparadores físicos, pois estes tem como conceito de que o treinamento físico, desadapta os jogadores de uma percepção que é coletiva. Na verdade não é a preparação física que trava uma melhora metodológica brasileira, mas sim a falta de uma construção tática ao longo dos anos de formação nas categorias de base dos clubes. Penso que devemos agora, aproveitar toda a evolução das áreas biológicas (Física, Fisiologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) para tentarmos alcançar melhores resultados em níveis táticos, que por muitos anos não apresenta evolução alguma.

O Brasil parece ter acordado, parece ter percebido que além de nossos talentos individuais, podemos ter um pouco mais de valor coletivo, e quem sabe os treinadores podem aprender mais com seus colegas fisiologistas, fisioterapeutas e também com seu fiel escudeiro, o preparador físico. Sem contar que temos grande treinadores brasileiros que iniciaram como preparadores físicos, posso citar, Carlos Alberto Parreira, Otacílio Gonçalves e Celso Roth são alguns exemplos. Se muitos treinadores tivessem a metade da organização dos preparadores físicos, fisiologistas, nutricionistas e fisioterapeutas o futebol brasileiro estaria muito mais a frente, e evoluído.


Devemos construir uma metodologia que atenda todas as necessidades dos nossos atletas, necessidades que são culturais. Aliás, esse é o segredo dos nossos super talentos, nossa cultura, nossos filhos saem da maternidade vestidos com as cores de dos nossos times de coração, e com o primeiro brinquedo dentro da sacola das fraldas, a bola.






3 comentários:

  1. Ótima abordagem Túlio. De fato, o que pedimos e o que necessitamos é organização e profissionalismo no futebol. Eu acredito que a Era do amadorismo está fechando seu ciclo no Brasil e espero que a Copa seja o Divisor de águas, para que nos próximos anos o Brasil retome sua hegemonia no Futebol.

    ResponderExcluir
  2. Também espero Fabrício, a COPA pode ser um grande momento, mas temos que torcer para o trabalho do Mano de certo, ele tem ótimas idéias, n só para a seleção principal, mas também para as categorias de base da mesma, e isso sim influenciará nas divisões de base dos clubes. Grande abraço e continue acessando, e opinando.

    ResponderExcluir