domingo, 24 de julho de 2011

2009 ano de muitas conquistas

Divulgação\site Grêmio

O ano de 2009 fui um ano de muitas mudanças metodológicas, mas com um porém, tivemos 6 meses de metodologia integrada, e 6 meses com modelo sistêmico. Resultado, muitos títulos. Será que achamos a metodologia ideal? No ano seguinte não tivemos o mesmo sucesso. O trabalho foi todo sistêmico. Fica a dúvida, o atleta brasileiro, com o perfil brasileiro de concentração, de inteligência de jogo, suporta uma mudança radical de treino, de método?

2 comentários:

  1. Túlio

    Primeiramente parabéns pela iniciativa do blog.

    Segundo quero entrar nesta questão metodológica que tu abordou nesta postagem e eu acho muito interessante.

    Quando se fala em sistêmico e analítico, muitas pessoas acabam por acreditar que as duas coisas nâo podem existir ao mesmo tempo, e ai é que para mim esta o erro que acaba matando o processo de muitas equipes.

    O que ocorre é que Sistêmico e Analítico existem juntos e precisam ser levados em conta, e a exclusão de um dos dois gera um "desequilíbrio" no processo. Mesmo as equipes mais sistêmicas, as metodológicas mais sistêmicas, usarão ainda métodos analíticos, e vice-versa.

    O que acontece é que até mesmo a metodologia convencional utilizava em determinados momentos métodos sistêmicos para atingir seus objetivos, basta analizar o objetivo do "coletivo".

    Porém o detalhe esta nos desequilíbrios e nos valores. Capra fala muito sobre isso em seu livro A Teia da Vida, em que ele mesmo não falando em futebol, nos coloca a raiz do problema que para ele são basicamente dois:

    - Percepção
    - Valores

    Vejamos um exemplo: Quando tu utilizou o exemplo dos resultados, claramente tu esta sendo influenciado por determinados valores, que no caso são os resultados, títulos, mas isso é normalmente é um ponto final, ou uma pausa de um processo que pode estar em transformação. Quanto mais enrraizada a cultura, mais dolorosa será a transição de valores e derrepente o processo de vocês foi quebrado no meio, não teve tempo de maturar, derrepente voc~es ganhariam 3 vezes mais do que ganharam em 2009, se tivessem segurado o processo de 2010 de forma mais natural, porém existem vatores externos de comando que não permitem isso, sabemos.

    Por exemplo, se tu for campeão no Barcelona jogando direto, tentando segundas bolas, pode ate vencer, mas não ficará no outro ano, pois a hierarquia de valores é diferente, porém o que sustenta isso são os titulos, mas para além disso esta a atuação.

    O jogador brasileiro esta acostumado a jogar um jogo abstrato, ele não sabe o que é jogar bem, pois para saber isso precisaria saber identificar o que é jogar bem, e para isso é necessário ter um modelo de jogo prévio, e isso normalmente não existe de forma identificável.

    Então os valores do jogador, comissão, acabam sendo o resultado final, porém, a vantagem do pensamento sist~emico é exatamente a construção do processo, e se isso não ocorre, ou se ocorre pela metade, acaba que tu entra em um contexto em desvantagem.

    Então acho que devemos ter a preocupação com a forma de jogar, e ir gradativamente tornando isso cada vez mais denso, mais intenso, modificando os valores do jogador, ou seja, ele entra para vencer e quer o resultado, mas sabe que isso não esta ao alcance dele antes do jogo terminar e que o que vai levar até isso é o processo que ele vai criar no jogo, ele quer jogar bem, e sabe como jogar bem, e a partir dai constroi o jogo, e assim atinge o resultado, isso é sist~emico.

    Então para mim não existe metodologia melhor do que a periodização tática, pois ela te possibilita sobreviver em contextos diferentes,te possibilita ser mais ou menos algo, pois isso é inteligência, porém independente do contexto é necessário tu saber o que esta fazendo, e ter muita sensibilidade, e saber as consequencias disso, no final não passa de ser sustentável, ou seja, o que tu fizer vai acabar repercutindo de alguma forma no teu processo, cabe a ti verificar, tirar e colocar elementos no teu contexto e modelar a tua equipe em cima disso, ou seja, musculação, tiros? são acessórios, e podem ser usados, pois para mim a metodologia ideal é aquela que te faz atingir os teus objetivos, baseado nos teus valores.

    Grande abraço

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Esteves, "a metodologia ideal é aquela que te faz atingir os teus objetivos, baseados nos teus conceitos".

    O método se faz de acordo com a realidade em que você se encontra isso para mim é fundamental, analisar o que você tem nas mãos, saber identificar as individualidades e construir um todo forte, a isso se pode dar o nome de Modelo de Jogo. Uma vez identificado o perfil de jogadores, o perfil de equipes, tudo o que a comissão fizer para que ocorra uma mudança de comportamento do jogador, ou equipe de jogadores, dentro de um contexto de grupo, é aplicável. E em nosso contexto atual aonde tivemos anos de uma só metodologia, essa mudança deve ser gradual, pois o radicalismo causa constrangimentos que podem e influenciam na aquisição do entendimento do todo.

    Obrigado professor, por tem enriquecer nossa discussão.

    ResponderExcluir