quinta-feira, 28 de julho de 2011

Qual o Segredo dos Uruguaios?

foto colunadoebling.blogspot.com
Forlán o craque da Copa América, foi escolhido o melhor da copa do mundo de 2010, junto com o resultado conquistado pela seleção uruguaia neste mesmo ano já era um indício do ressurgimento uruguaio no cenário mundial. A comprovação venho em 2011, com um futebol aplicado, organizado em todos os sentidos, equilibrado nos quesitos tático, técnico, físico e psicológico conquistou o título da copa América.
Mas qual o segredo dos uruguaios? Talvez o nome da mudança seja Óscar Tabárez. Com uma política de reestruturação do futebol uruguaio, vem ao longo dos últimos anos devolvendo ao cenário mundial a celeste uruguaia.
O trabalho comportamental que vem sendo aplicado também chama atenção, a imagem dos mais experientes é usada de exemplo para os mais novos, e a experiência aos mais novos também é priorizada, como é o exemplo Luis Soares, que não fazia parte do grupo que disputou a Copa América de 2007, mas ganhou experiência no Mundial sub-20 do mesmo ano. Forlán é mais um exemplo de respeito a maturação, e não estamos falando de maturação física apenas, mas sim de amadurecimento, técnico e tático. Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul com 31 anos, e campeão da Copa América aos 32 anos, em outras seleções seria considerado velho, mas na programação uruguaia ele teve tempo e espaço.
Tabárez reestruturou o futebol uruguaio com planejamento em longo prazo, que começa na aplicação da cultura uruguaia já nas categorias de base, cultura tática e comportamental, a tal raça uruguaia, que já vem mostrando resultados como o vice campeonato mundial da sub-17 celeste e a classificação da seleção uruguaia sub-20 para as olimpíadas, fato que não acontecia a 84 anos. A seleção uruguaia venceu duas olimpíadas, de 1924 e 1928 que foi sua última participação.
Raça uruguaia, esse é um ponto importante, o Uruguai já na Copa da África e também na Copa América da Argentina, ficou marcado por sua raça, por correr os 90 ou 120 minutos, a dedicação dos seus jogadores, a entrega total de todos os atletas dentro e fora de campo. Lugano, Forlán, Cácerez, Soáres e todos os outros a entrega foi total, mas o que seria isso? Genérica uruguaia? Organização tática e adaptação ao modelo de jogo? Limiares altíssimos? Eu acredito que todos estes elementos juntos fazem uma equipe vencedora, nem um dos elementos é mais importante que a valorização do todo. Um complementa o outro. A dúvida, como fazer? Em quanto tempo fazer? E quando aplicar? Bom isso Tabárez pode responder, isso se a formula mágica uruguaia fazer efeito em outras nações.
Para finalizar, fica mais um pensamento, Mano Menezes, para quem ainda não entendeu, essa é a idéia, esse é o processo. O objetivo maior, Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Precisamos de tempo. Neymar, Pato, Lucas e Ganso, eles precisam de tempo com a amarelinha, se Forlán demorou 30 anos para desabrochar, por que Neymar precisa ser decisivo aos 19 anos. Não estamos mais na era Pelé, e Neymar não é Pelé. Será que Garrincha passaria tantas vezes por sobre a bola na frente de Lugano?
Para quem acompanha futebol, já vemos uma padronização de trabalho nas categorias de base da seleção brasileira, aonde sempre tiveram como característica principal a individualidade estamos começando a ter estrutura tática e conceitos de jogo, trabalho liderado por Mano Menezes com a coordenação técnica das categorias de base nas mãos de Ney Franco.
Tempo ao tempo, não se muda anos de desordem em um ano de trabalho, também acho que quatro anos são poucos, mas é o tempo que temos até a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

2 comentários:

  1. Não tem segredo,os uguaios tem talento,raça e treinam muito.Sem treino não há talento que faça milagre.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Anônimo, e não sei se fui claro, mas é isso que o texto quer dizer. O planejamneto a longo prazo, a treinabilidade, e a organização dos uruguaios, esse é o Segredo.

    ResponderExcluir