sábado, 23 de julho de 2011

Método de Treinamento

A primeira discussão que queria colocar em pauta é a aplicação do modelo sistêmico, como por exemplo, a Periodização Tática no futebol Brasileiro. Como você profissional da área aplicaria esse método de treinamento na sua equipe.
Esse tema para mim é pertinente, pois passei a pouco tempo por um processo de aplicação do método, e por vezes no ambiente interno do clube nos encontrávamos em discussões com está. O atleta brasileiro está preparado para receber esse tipo de método? Como? Ele precisa de uma adaptação? Como deve ser feita essa adaptação?
Durante nosso desenvolvimento acadêmico somos orientados por tendências.  Tendências direcionadas por resultados, nenhum método de treino se sustenta sem o resultado. Via de regra na universidade seguimos as tendências, no caso do treinamento, temos a linha do leste europeu, linha originária do norte europeu e América do norte e ainda uma tendência da América latina. Essas três maneiras de ver o treinamento no futebol levam como leme metodológico a dimensão física.
As periodizações adotadas em nosso país são de origem da ex-União Soviética, porque muitos dos Professores Mestres e Doutores de Treinamento Desportivo do Brasil foram alunos dos renomados professores que ministram aulas na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, hoje na Rússia, ou são periodizações do bloco socialista, o caso de Cuba, Alemanha Oriental, Romênia e outros. Todas elas são vencedoras, e por muito tempo se sustentou e se sustentam no meio futebolístico.
O modelo sistêmico, não separa os componentes futebolísticos, visa trabalhar a tática, a técnica, o físico e o psicológico juntos, e a periodização tática segue essa linha sistêmica. Aonde todo e qualquer trabalho busca uma mudança de comportamento que visa um objetivo tático, mas que envolve aspectos físicos, psicológicos e técnicos.

Onde estamos? Brasil ! Nosso método de treino, qual ? Não sabemos !
Será que precisamos rasgar nossos livros, jogar fora tudo que já se fez como treinamento no futebol? Ou ainda fechar os olhos para o que se está descobrindo do futebol como organização coletiva?

Fica aqui então um breve texto para discussão, desde já agradeço e para que possamos crescer como profissionais as diferenças são fundamentais, pois quando duas pessoas pensam a mesma coisa, elas não têm o benefício da duvida

2 comentários:

  1. Interessante texto, dentro de tantas tendências, qual método utilizar, será que existe método certo? ou todos podem estar corretos, o que diferencia é a maneira de como aplicá-los.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, se observarmos todos os métodos de treino, veremos que todos falam em perfil de atleta, de respeitar a individualidade e buscar a especificidade, seja uma individualidade metabólica, individualidade mecânica ou individualidade comportamental. E em todas, essa individualidade visa melhorar a performance do coletivo.

    ResponderExcluir